Nesta sessão são apresentados publicações e um clipping de mídia onde o OBBiotec se tornou notícia.

Saiu na Mídia:

Inscrições abertas para a 1ª Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec

Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), evento organizado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em colaboração com outras universidades e instituições de pesquisa, e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq). O evento visa melhorar a educação básica nacional, estimulando o aprendizado da biotecnologia.

Podem se inscrever estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, estudantes do Ensino Médio e Ensino Técnico. As inscrições gratuitas devem ser feitas pela escola em que o aluno está matriculado, seja ela pública ou privada, até o dia 28/08/2022. As informações para o cadastro das escolas e inscrições dos alunos estão no site da OBBiotec.

A OBBiotec será realizada em duas etapas. Em cada etapa o aluno realizará uma prova (por meio digital: computadores, notebooks, tablets ou smartphones), contendo 20 questões objetivas em um período de até 2 horas. Os temas abordados nas provas serão: Biotecnologia e desenvolvimento humano; Código genético; Biotecnologia molecular; Bioinformática; Alimentos transgênicos, entre outros.

O resultado das provas será divulgado no site da OBBiotec, com a classificação dos vencedores da etapa nacional e das regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Todos os estudantes que realizarem a prova receberão certificado de participação na OBBiotec. Também serão distribuídos certificados de Menção Honrosa (para aqueles que acertarem, pelo menos 90% da pontuação do primeiro colocado) e o Prêmio Menina Biotec (concedido a estudante que obtiver a maior nota da edição da OBBiotec).

Se você é estudante do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, e gosta de biotecnologia, não perca tempo e inscreva-se nessa competição! Mais informações no regulamento da OBBiotec.  

Fonte: https://profissaobiotec.com.br/olimpiada-brasileira-de-biotecnologia

Cursos e Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec

A Universidade de São Paulo – USP, juntamente com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, em parcerias com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país, informa sobre a realização da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia.

O projeto ocorre em três etapas, conforme descrito a seguir: 

Público: Estudantes do 8ºano, 9ºano, Ensino médio e Técnico. 

1ª Etapa: Oferecimento do Curso “Inclusão digital e aplicações pedagógicas”, dedicado aos profissionais da educação. Totalmente online, gratuito e com certificado de 90h. Este curso está ocorrendo em fluxo contínuo e o professor/profissional pode cursá-lo quando quiser. Disponível em: https://www.obbiotec.com.br/curso-de-inclusao-digital-e-aplicacoes-pedagogicas/ 

2ª Etapa:  Curso “Biotecnologia para futuros cientistas” dedicado aos estudantes (8º, 9º, Ensino médio e Técnico)e professores (qualquer nível de ensino). Também em fluxo contínuo, totalmente online, gratuito e com certificado de 30h.  

Disponível no endereço: https://www.obbiotec.com.br/curso-de-biotecnologia-para-a-educacao-basica/ 

O curso Biotecnologia para futuros cientistas tem como objetivos:  

  • preparar os estudantes para a participação na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, a fim de promover a compreensão dos novos tempos e para a escolha profissional.  
  • permitir que os professores possam conhecer o material, estimular os estudantes a fazerem o curso e utilizar qualquer vídeo ou material em suas aulas.

3ª EtapaOlimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec destinada à participação dos estudantes do 8ºano, 9ºano, Ensino médio e Técnico.  

Inscrição: O cadastramento das escolas e as inscrições dos estudantes poderão ser realizados no endereço https://www.obbiotec.com.br/ no período de 15/06/2022 a 28/08/2022. 

Cada escola interessada deve:
1. acessar o site da OBBiotec (https://www.obbiotec.com.br/); 

2. realizar o cadastro da escola e enviar um documento que comprove que o solicitante é realmente vinculado à escola (pode ser uma declaração da secretaria escolar); 

3. cadastrar um ou mais profissionais (professores ou outros trabalhadores da escola) que ficarão responsáveis por inscrever os alunos da escola; 

4. ler o regulamento da OBBiotec disponível em: https://www.obbiotec.com.br/a-olimpiada/regulamento/

5. Seguir o Instagram da OBBiotec. Disponível em: https://www.instagram.com/obbiotec.ufvjm/

Observações:

  • Todas as aulas estão disponíveis em vídeos curtos, em média 10 min de duração, que os estudantes e professores podem assistir no horário que tiverem disponibilidade.   
  • A participação no curso não é obrigatória. O estudante pode participar da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, mesmo que não tenha feito o curso. 
  • Os representantes cadastrados (professores ou outros trabalhadores da escola) receberão um e-mail com a senha de acesso ao sistema. Assim poderão inscrever os estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia.  
  • É importante que escolas, professores e estudantes fiquem atentos ao site, bem como sigam o Instagram da OBBiotec para ficarem por dentro de todas as informações. 
  • Os participantes da Olimpíada receberão certificados (certificado de participação, certificado de honra ao mérito e certificados para os professores participantes) além das premiações nacionais e regionais para os três primeiros colocados e do prêmio Menina Biotec. 

Fonte: https://decentro.educacao.sp.gov.br/cursos-e-olimpiada-brasileira-de-biotecnologia-obbiotec/

Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

O CEMESP é parceiro da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

1ª etapa) Oferta de curso de formação pedagógica para professores e outros profissionais da educação básica que trabalhará 4 eixos:

a) metodologias ativas de aprendizagem

b) uso de TDICs

c) aprendizagem mão-na-massa

d) educação inclusiva

além de um módulo extra (complementar).

2ª etapa) Oferta de curso de biotecnologia para os jovens do 8º e 9º anos do Fundamental e também do Ensino Médio (será aberto também para os professores que desejarem cursar);

3ª etapa) Realização da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec.

Iniciamos pelo curso de formação pedagógica para professores e outros profissionais da educação básica (escolas públicas e privadas, educação infantil, fundamental e médio). O curso será iniciado em 07/02/2022.

As inscrições para este curso já estão abertas e irão até 28/01/2022.

Link para inscrições: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSfdbOseUD8FNa…/viewform

Segue um flyer com mais informações sobre o curso.

E o endereço do Instagram do curso é: @inclusaodigital.ufvjm

Interessados, encaminhem suas dúvidas pelo Instagram (nos comentários dos posts) ou pelo e-mail: insclusaodigital.ufvjm@gmail.com.

Fonte: http://www.cemesp.unimontes.br/olimpiada-brasileira-de-biotecnologia/

Começa a preparação para a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

A Fiocruz Ceará é uma das 50 instituições de ensino e pesquisa do país envolvidas na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia. O projeto coordenado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, se inicia com um curso gratuito voltado aos estudantes do 8º e 9º anos, ensino médio ou técnico. O curso “Biotecnologia para futuros cientistas” tem o objetivo de preparar os estudantes para a participação na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, já que o tema não é trabalhado ao longo da educação básica, embora seja fundamental para a compreensão dos novos tempos e para a escolha profissional.

A Fiocruz Ceará está representada pelo pesquisador da Fiocruz Ceará, Roberto Nicolete, doutor em BioCiências com experiência em micro, nanopartículas e biotecnologia. Nicolete é professor do curso “Biotecnologia para futuros cientistas” e fomenta a iniciativa no Ceará. Todas as aulas estão disponíveis em vídeos curtos, em média com 10 minutos de duração, e os estudantes podem assistir em qualquer horário, sem inscrição, clicando aqui. Vale lembrar que o curso não é obrigatório e qualquer estudante pode se inscrever na Olimpíada sem ter feito o preparatório.

A segunda etapa das Olimpíadas consiste em outro curso voltado para os profissionais da educação: “Inclusão digital e aplicações pedagógicas” (que já está ocorrendo em fluxo contínuo).  O professor pode cursá-lo quando quiser, a aula é online, gratuita e com emissão de certificado de 90 horas. Para ter acesso, clique aqui.  Assistindo o curso, o professor conhece o material, estimula os estudantes e pode utilizar os vídeos em suas aulas, gratuitamente.

Já a terceira etapa das Olimpíadas trata das inscrições para que os estudantes sejam cadastrados pelas escolas. O prazo começou no dia 15 de junho no site  https://www.obbiotec.com.br/  A escola poderá designar um ou mais professores ou outros funcionários para fazerem a inscrição dos estudantes na Olimpíada. Para isso basta enviar um e-mail para obbiotec@ufvjm.edu.br contendo o(s) nome(s) completo(s) do(s) profissional(is), e-mail(s) e uma declaração emitida pela Secretaria da Escola de que aquele(s) profissional(is) está(ão) vinculado(s) à instituição. As provas ocorrerão nas escolas, no segundo semestre, em data a ser divulgada posteriormente.


Todos que participarem da Olimpíada receberão certificados de participação e de honra ao mérito para estudantes e professores.

Fonte: https://ceara.fiocruz.br/portal/index.php/comeca-a-preparacao-para-a-olimpiada-brasileira-de-biotecnologia/

Universidade realiza Olimpíada Brasileira de Biotecnologia voltada para estudantes de escolas públicas e privadas de todo país

Escolas interessadas devem realizar cadastro até 28 de agosto

Imagem: OBBiotec

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, em parcerias com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país, está realizando a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec.


Praticada artesanalmente por nossos ancestrais humanos, a biotecnologia foi usada para transformar recursos naturais em novos alimentos, bebidas e remédios. Hoje, já compreendida como ciência, nos ajuda a produzir vacinas, a enfrentar doenças e pandemias sem desanimar. Mas, tal como nossos ancestrais usavam suas “sementes”, certos de que seriam capazes de transformar o leite, o trigo e a uva, a biotecnologia de hoje requer “sementes” que transformem mentalidades e eduquem futuros cientistas.


Por isto nasceu a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, para manter viva a chama da curiosidade, para unir forças pela educação das novas gerações, de forma ética, científica e humanizada, para que nossos queridos estudantes da educação básica – cientistas de novos tempos – mantenham vivo o espírito investigativo, criativo: o espírito da ciência, a chama do aprender.


Público-alvo: Estudantes do 8º, 9º ano, Ensino Médio e Ensino Técnico de escolas públicas e privadas de todo país. A OBBiotec já está com inscrições abertas (fim do prazo para inscrições: 28/08/2022)


Cada escola interessada deve:
1. acessar o site da OBBiotec (https://www.obbiotec.com.br/);
2. realizar o cadastro da escola e enviar um documento que comprove que o solicitante é realmente vinculado à escola (pode ser uma declaração da secretaria escolar);
3. cadastrar um ou mais profissionais (professores ou outros trabalhadores da escola) que ficarão responsáveis por inscrever os alunos da escola;
4. ler o regulamento da OBBiotec disponível em: https://www.obbiotec.com.br/a-olimpiada/regulamento/
5. seguir o Instagram da OBBiotec em https://www.instagram.com/obbiotec.ufvjm/

Os representantes cadastrados (professores ou outros trabalhadores da escola) receberão um e-mail com a senha de acesso ao sistema. Assim poderão inscrever os estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia. 


É importante que escolas, professores e estudantes fiquem atentos ao site, bem como sigam o Instagram da OBBiotec para ficarem por dentro de todas as informações.


O estudante interessado em se preparar melhor para a OBBiotec, poderá fazer um curso (Biotecnologia para futuros cientistas), totalmente online, gratuito e com certificação de 30h, disponível em https://www.obbiotec.com.br/curso-de-biotecnologia-para-a-educacao-basica/. Não é necessário fazer inscrição para o curso, apenas para participação na Olimpíada.


Os participantes da Olimpíada receberão certificados (certificado de participação, certificado de honra ao mérito e certificados para os professores participantes) além das premiações nacionais e regionais para os três primeiros colocados e do prêmio Menina Biotec.
Site da OBBiotec: https://www.obbiotec.com.br/
Instagram da OBBiotec:
https://www.instagram.com/obbiotec.ufvjm/

Fonte: https://www.setedias.com.br/noticia/educacao/163/universidade-realiza-olimpiada-brasileira-de-biotecnologia-voltada-para-estudantes-de-escolas-publicas-e-privadas-de-todo-pais/27490
 

Curso “Biotecnologia para futuros cientistas” e Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

Postado por: Danilo Vegini De Matos Matos

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, em parcerias com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país, está desenvolvendo o projeto da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia que ocorre em três etapas:

1. Curso “Inclusão digital e aplicações pedagógicas” (que já está ocorrendo em fluxo contínuo; o professor pode cursá-lo quando quiser. Totalmente online, gratuito, certificado de 90h. Público-alvo: profissionais da educação. Está disponível no endereço: https://www.obbiotec.com.br/curso-de-inclusao-digital-e-aplicacoes-pedagogicas/

2. Curso “Biotecnologia para futuros cientistas” que foi disponibilizado nesta semana e já pode ser cursado pelos interessados. Também em fluxo contínuo, totalmente online, gratuito, certificado de 30h. Público-alvo: estudantes (8º, 9º, Ensino médio e Técnico) e também professores (qualquer nível de ensino). O curso está disponível no endereço: https://www.obbiotec.com.br/curso-de-biotecnologia-para-a-educacao-basica/

Não é preciso fazer inscrição no curso, basta entrar no endereço disponibilizado, assistir às aulas e assinar a lista de presença. Haverá emissão de certificados para todos que concluírem o curso.

A ideia do curso Biotecnologia para futuros cientistas é preparar os estudantes para a participação na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, já que este não é um assunto trabalhado ao longo da educação básica, mas fundamental para a compreensão dos novos tempos e também para a escolha profissional. Todas as aulas estão disponíveis em vídeos curtos, em média 10min de duração, que os estudantes podem assistir no horário que quiserem. Já em relação ao convite para que professores também façam o curso, o objetivo é permitir que estes possam conhecer o material, estimular os estudantes a fazerem o curso e, se o professor achar interessante, pode utilizar qualquer vídeo ou material em suas aulas, gratuitamente.

3. Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec. Cujo cadastramento das escolas e inscrições dos estudantes (inscrições a serem realizadas pelas escolas) poderão ser feitas no endereço https://www.obbiotec.com.br/ a partir de 15/06/2022.  A escola poderá designar um ou mais professores ou outros funcionários para fazerem a inscrição dos estudantes na Olimpíada. Para designar os responsáveis pelas inscrições, a escola deverá enviar (para o e-mail obbiotec@ufvjm.edu.br) o(s) nome(s) completo(s) do(s) profissional(is), e-mail(s) e uma declaração emitida pela Secretaria da Escola de que aquele(s) profissional(is) está(ão) vinculado(s) à escola. As provas ocorrerão nas escolas, no segundo semestre, em data a ser divulgada posteriormente.

A participação no curso não é obrigatória. O estudante pode participar da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, mesmo que não tenha feito o curso.

Em relação à Olimpíada, haverá premiação com troféus, mas todos os participantes receberão também certificados (certificado de participação, certificado de honra ao mérito, certificados para os professores participantes).

Na oportunidade, convidamos vocês a conhecerem o site e também o Instagram da OBBiotec.

Site da OBBiotec: https://www.obbiotec.com.br/

Instagram da OBBiotec: https://www.instagram.com/obbiotec.ufvjm/

Fonte: https://facfan.ufms.br/curso-biotecnologia-para-futuros-cientistas-e-olimpiada-brasileira-de-biotecnologia/


Referência Bibliográfica
Link de Acesso:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.